Plasmundi Trading Company

Are you in doubt?

+55 47 3045-2992

We are having a problem with our landlines. Please contact us by e-mail vc@plasmundi.com we will return.

Como empresas de sucesso fazem para importar mercadorias com lucratividade

Time Plasmundi

Confira as principais dicas de sucesso para importar mercadorias com mais lucratividade.

 

Se você possui uma empresa que trabalha com importação de produtos, independente do segmento, sabe que para se destacar neste ramo é necessário estar sempre em busca de diferenciais competitivos que te coloquem um passo à frente dos seus concorrentes.

Isso vai permitir que você consiga reduzir seus custos e, consequentemente, observe a sua lucratividade aumentar.

Existem algumas maneiras de reduzir os custos na hora de importar mercadorias que já são bem conhecidas de quem já atua neste ramo.

Algumas delas você poderá conferir na lista abaixo:

 

 

01. Negociação Internacional na hora de importar mercadorias

Esta pode ser considerada a primeira etapa e uma das mais importantes para quem já trabalha ou pretende trabalhar com a importação de mercadorias para o comércio de produtos.

Para que tudo corra bem já nesse primeiro passo, é fundamental que se tenha conhecimento sobre o assunto, bem como o processo envolvido.  Dessa forma, se for preciso, faça estudos para que um acordo seja bom para ambas as partes, já que a falta de experiência pode causar erros que chegam a impedir que a negociação se concretize.

 

 

02. Planejamento Logístico

Este passo também é fundamental no processo de importar mercadorias.É nesta etapa que são avaliadas as melhores condições de transporte das mercadorias não só para o cliente, mas também que cumpra todas as exigências legais.

O planejamento logístico envolve todas as questões tributárias, trâmites e exigências legais para que os produtos sejam despachados. 

Esse processo é feito pelo despachante aduaneiro, profissional que prepara e emite toda documentação necessária no processo de importação e exportação de mercadorias, verifica o pagamento de taxas e impostos e coordena todos os procedimentos até a entrega da mercadoria em seu destino.

É este profissional quem vai ajudar a encontrar as melhores opções de transporte com o menor custo, o que também pode aumentar a sua lucratividade.

 

 

03. Benefícios Fiscais

Um dos mais importantes e atrativos benefícios fiscais no estado de Santa Catarina é o Tratamento Tributário Diferenciado 409.

Trata-se de um conjunto de benefícios capaz de trazer redução nos custos de importação de diversos produtos nas mais variadas operações.

Esse benefício é oferecido tanto para importação direta quanto por encomendas, às empresas situadas no estado de Santa Catarina.

Todo o território brasileiro possui algum tipo de benefício – sendo variável de estado para estado – com o objetivo de aquecer a economia local e permitir a competitividade do comércio através da importação. Em Santa Catarina, a redução do ICMS nas importações reduz a cobrança na alíquota de determinado imposto sobre os produtos.

A concessão deste benefício vem chamando a atenção de diversas empresas importadoras deste estado, que é considerado um dos maiores polos turísticos do Brasil.

 

O TTD 409 é um benefício de importação que oferece alternativas para o recolhimento do ICMS e se aplica a todas as operações de mercadorias que estão destinadas à comercialização.

Podem ser beneficiadas todas as empresas que estão sediadas em Santa Catarina ou que tenham suas filiais no estado.

 

 

Confira os benefícios incluídos no TTD 409:

  • Diferimento do ICMS nos processos de importação de mercadorias;
  • Diferimento parcial em operações internas subsequentes às importações;
  • Crédito Presumido em operações subsequentes às importações de mercadorias para comercialização.

Neste caso, o diferimento significa o adiamento do pagamento dos impostos provenientes do desembaraço aduaneiro.

Com isso, o valor do ICMS cobrado na importação em Santa Catarina, deixa de ser exigido quando os produtos dão entrada no país e no estado e são cobrados apenas na venda destas mercadorias.

 

 

Quem pode usufruir do benefício fiscal?

Este benefício pode ser usufruído não só por empresas importadoras que utilizam os sérvios de portos e aeroportos, mas também por aquelas que que realizam suas importações pelo meio terrestre. Neste caso, os produtos devem ser originários de países membros ou que estejam associados ao Mercosul.

Para importações originárias de outros países, para que possam ter a concessão deste benefício, é necessário que a operação de importação tenha a autorização da Secretaria da Fazendo do Estado de Santa Catarina e que todo o processo de desembaraço aduaneiro das mercadorias aconteça dentro do estado.

Porém, este não é um benefício concedido de forma automática, é necessário que a empresa importadora encaminhe diretamente à Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, um documento formalizando a solicitação, que pode ser feito de forma online ou pelo aplicativo do órgão.

 

 

Conte com a nossa inteligência de mercado para tornar isto uma realidade para sua empresa!

 

 

→ Saiba como importar e exportar com maior segurança.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Tags :

benefício fiscal, comércio exterior, comex, empresa de sucesso, importação, planejamento logístico

en_USEN