Novas negociações comerciais internacionais em Santa Catarina
admin
October 11, 2021
Time Plasmundi

Na primeira semana de outubro, o Estado de Santa Catarina recebeu representantes do Chile, Índia e Uruguai em uma operação que visa tratar de negociações para integrar as economias catarinenses e instituições representativas de cada país.
Chile
No final de setembro, o Governo Federal aprovou o acordo do livre comércio Brasil e Chile, e a importância do mesmo foi reiterada pelo secretário Executivo de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Fernando Raupp em um encontro com o cônsul geral do Chile, Mario Arriagada de Lafuente. Tratou-se também da perspectiva de ampliação dos comércios feitos entre Santa Catarina e Chile por meio do corredor bioceânico, uma rota de rodovias que interligariam os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul, um projeto da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana.
India
Fernando Raupp, dessa vez junto com a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, após uma reunião com o cônsul geral da Índia, Amit Kumar Mishra, comunicaram sobre auxílios para o crescimento do comércio exterior catarinense vindos do país asiático, que já é um conhecido parceiro econômico do estado.
Melhorias nas ações comerciais e relações internacionais também estiveram em pauta, por meio de planificações de futuras negociações entre corporações catarinenses e indianas.
A operação também se tornou favorável para o desenvolvimento tecnológico, já que o cônsul foi apresentado a uma empresa indiana que migrou de São Paulo para Santa Catarina, (graças aos incentivos fiscais que são benéficos para empresas em solo catarinense) e se encontra sediada na Associação Catarinense de Tecnologia. Tal comparecimento estimulou possíveis acordos tecnológicos e educacionais entre o estado e empresas indianas.
Uruguai
Semelhantemente, a diretora executiva do parque de tecnologia e inovação, Daniella Abreu e o diretor-executivo da Acate, Gabriel Sant’Ana Palma Santos, expuseram aos representantes uruguaios os potenciais e projetos futuros do estado na esfera da inovação e tecnologia, abrindo portas para investimentos de empresas uruguaias.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Tags :
acordo comercial, Chile, comércio exterior, comex, exportação, importação, Índia, Santa Catarina, Uruguai